The Hunger Games

A Ceifa
  • A Ceifa é um evento anual que tem lugar em todos os Distritos de Panem antes dos Jogos da Fome, onde os Tributos dos Jogos, desse ano, são escolhidos aleatoriamente. 
  • A acompanhante de cada Distrito retira de duas bolas de vidro diferentes, repletas de papéis registados com os nomes de potenciais tributos, dois nomes, um masculino e outo feminino. Os escolhidos são os Tributos oficiais dos Jogos desse ano. Para se ser qualificado para a Ceifa tem de se ter, no mínimo, 12 anos. A partir desta idade, o nome de um potencial Tributo é inserido numa das bolas da Ceifa. As inserções são acumuláveis e por essa razão quando um potencial Tributo faz 13 anos, o seu nome é adicionado mais uma vez na respetiva bola, ficando nesse ano com uma probabilidade superior de ser escolhido relativamente ao ano anterior. Isto ocorre até aos 18 anos de idade, em que o nome de um potencial Tributo é inserido 7 vezes. 
  • Durante a Ceifa, os Tributos são divididos por idades e são postos em áreas separadas, na praça da cidade, à espera do "escolhido" desse ano. As Ceifas têm lugar em cada Distrito a alturas diferentes, para que os cidadãos do Capitólio possam vê-las em direto na televisão. Muitos membros do público, muitas vezes, fazem apostas acerca de quem vais ser escolhido. Se um potencial Tributo não aparecer na Ceifa do seu Distrito será condenado a pena de morte (a não ser que este esteja a morrer e consequentemente não se consiga dirigir para a praça da cidade). 
  • A Ceifa do Distrito 12 tem lugar no centro da cidade. Neste Distrito, nos 74os e 75os Jogos da Fome foi Effie Trinket que retirou das bolas de vidro os nomes dos tributos que iriam participar nos Jogos.

Desfile de Quadrigas
  • Antes de entrarem no Centro de Treino, os Tributos são obrigados a participar num Desfile de Quadrigas, que mostra ao público o que esperar dos Tributos de cada Distrito. As quadrigas são decoradas de acordo com cada Distrito e a principal atividade deste. Na maior parte das vezes, o público apoia aquele que mais gostou, ignorando, assim, aqueles que menos gostou. O Desfile de Quadrigas é muito importante, porque é uma oportunidade para os Tributos de deixarem uma boa impressão de si mesmos e ganhar patrocinadores. 
  • Em todos os Jogos da Fome, no Desfile de Quadrigas, é necessário que os Tributos entrem por ordem numérica, começando pelo Distrito 1 e terminando no Distrito 12. Os tributos do mesmo Distrito vão na mesma quadriga.

Centro de Treino

  • O Centro de Treino é um arranha-céus localizado no Capitólio, onde os Tributos vivem e treinam para se prepararem para os Jogos da Fome. Os seus mentores, acompanhantes, estilistas e equipas de preparação ficam com eles durante este tempo.

Pontuações de Treino
  • As Pontuações de Treinos são classificações dadas aos Tributos após o seu período de treino, à frente dos Produtores dos Jogos. Variam de 1 a 12, sendo o número 1 o valor mais baixo e o 12 o mais elevado. Estas pontuações dão aos cidadãos do Capitólio informações acerca de quais os Tributos que têm maiores probabilidades de vencer, e portanto, em quem apostar. Muitas vezes, os Tributos usam este sistema de pontuações para decidir quem será uma ameaça durante os Jogos. 
  • As pontuações são decididas em privado no último dia de treino. Os Tributos são chamados ao Centro de Treino, um de cada vez: primeiro o rapaz e depois a rapariga de cada Distrito, começando com o Distrito 1 e terminando com o Distrito 12. Durante a sua sessão, eles podem trabalhar em qualquer estação, como por exemplo a estação da camuflagem, tiro com arco ou lançamento de facas. Os Produtores dos Jogos veem os Tributos e avaliam o seu desempenho. Passados 15 minutos, ou uma vez que os Produtores dos Jogos considerarem que já viram o suficiente, dispensam o Tributo e chamam o próximo.
  • A maioria dos Tributos deseja a pontuação mais elevada possível. Os Tributos Profissionais geralmente têm pontuações entre 8 e 10. No entanto, há Tributos que pretendem pontuações baixas para iludirem os outros Tributos e apanhá-los desprevenidos.
  • Na noite seguinte, as pontuações são publicadas na televisão, por todo o país. A fotografia de cada tributo é mostrada e depois a sua pontuação.

Entrevistas
  • Na noite anterior ao começo dos Jogos, Caesar Flickerman faz uma entrevista a cada Tributo. Ele pergunta-lhes acerca da sua vida em casa, do tempo que passaram no Capitólio, das Pontuações de Treino e da Ceifa. Ele tenta ajudar/conduzir os Tributos ao longo da entrevista, caso estes necessitem de auxílio. As entrevistas são por ordem crescente do número dos Distritos, com a rapariga primeiro e o rapaz a seguir. Para a entrevista de cada Tributo são atribuídos 3 minutos. O objetivo das entrevistas é mostrar ao resto do Capitólio uma pouco de cada Tributo, para ajudar os cidadãos a decidir o seu favorito. Há sempre uma entrevista antes dos Jogos da Fome começarem, e outra com o vencedor, após os Jogos terminarem.


Arena
  • A Arena é uma grande área, anexa e ao ar livre, onde os Jogos da Fome são realizados todos os anos. A Arena é planeada pelos Produtores dos Jogos e todos os anos é construída uma nova. Num determinado ano, pode ser uma densa floresta, e noutro uma paisagem gelada. Os Produtores dos Jogos "introduzem" armadilhas e ideias ardilosas na Arena, para entreter a população de Panem. Todas as arenas têm uma Cornucópia, onde os Tributos começam os Jogos.
  • Todas as arenas têm um campo de força a envolvê-las, sendo que esta barreira devolve todas as coisas que chocam contra ela; ao longo dos anos, alguns Tributos têm usado este campo de força como arma.
  • As arenas são consideradas importantes marcos históricos, e são preservadas a seguir aos Jogos. As arenas são, também, um destino popular de turismo para os cidadãos do Capitólio, que passam meses de férias a visitar a Arena dos seus Jogos favoritos, onde podem rever esses Jogos, visitar os locais onde os Tributos morreram e fazer parte de encenações. Depois do fim da guerra, todas as arenas foram destruídas, e monumentos em homenagem às centenas de pessoas mortas foram construídos no seu lugar.

Cornucópia
  • A Cornucópia é um gigante chifre dourado (prateado no filme), em forma de cone com uma cauda curva. Em todos os Jogos da Fome, os Tributos são lançados para a Arena e começam numa formação circular, equidistantes da Cornucópia. A sua "boca" tem no mínimo 6 metros (20 pés) de altura e está cheia de objetos que podem ajudar os Tributos a sobreviver durante os Jogos, tais como armas, roupa, comburentes, materiais, recipientes, água, comida, cobertores e medicamentos. Quanto mais próximo um objeto estiver da Cornucópia, mais valioso este é. A Cornucópia é o local onde muitos Tributos morrem, porque perto desta existem artigos de todos cobiçam.
  • Antes do início dos Jogos, cada Tributo é levado para o seu próprio Quarto de Lançamento privado debaixo da Cornucópia, juntamente com o seu estilista, onde é preparado para a entrada na Arena.
  • Nos 50os  Jogos da Fome, a Cornucópia era dourada e ficava no meio de um prado verde com belas flores. O céu era azul-celeste com grandes nuvens brancas. Pássaros brilhantes voavam sobre a cabeça dos Tributos. A beleza da Cornucópia desorientou muitos Tributos e 18 deles foram mortos. 


Patrocínio

  • O Patrocínio envolve um mentor, que com a ajuda de uma acompanhante procura objetos úteis para os Tributos, quer vindos do Capitólio, quer das suas famílias e amigos, através de doações de patrocinadores. Os Tributos são patrocinados com base na sua primeira impressão nas Cerimónias de Abertura, Pontuações de Treino, Entrevistas, desempenho na Arena, bem como outros fatores. As doações dos patrocinadores podem ser artigos tais como medicamentos, comida, armas e muito mais, e são enviados para Arena através de paraquedas de seda prateados. Quanto mais perto os Jogos se encontram do fim, mais caros se toram as ofertas. Contudo, qualquer presente enviado para a Arena custa uma quantia exorbitante, razão pela qual a Katniss ficou surpreendida por ter recebido muitos paraquedas. Os patrocinadores dão as suas doações aos mentores, e o dinheiro é gasto em objetos necessários para os Tributos. O Haymith e a Katniss comunicaram indiretamente através das ações dela e dos presentes que ela recebia. Os mentores podem reter presentes e envia-los mais tarde.


Passeio da Vitória

  • Depois dos Jogos da Fome, o Capitólio faz um Passeio da Vitória, que apresenta o Vencedor dos Jogos desse ano, numa viagem por Panem. Concebido para minimizar a autoestima dos Distritos e mostrar o poder que o Capitólio tem sobre eles, o Passeio ocorre entre os Jogos anuais para "manter o horror fresco e imediato". Começa no Distrito 12 e continua por ordem decrescente até ao Distrito 1, seguido do Capitólio. O Distrito do Vencedor é deixado para o fim. 
  • Como uma regra geral, todos os Distritos devem agir de forma feliz e aclamar o Vencedor, mas mesmo assim muitos deles sentem-se amargos e furiosos por causa da perda dos seus entes queridos. 
  • Geralmente, aqueles que vão no Passeio são o respetivo Vencedor e o seu/sua mentora, acompanhante, equipa de preparação e estilista. Tal como acontece com os Jogos, o Passeio da Vitória é transmitido, em direto, na televisão.

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